Já sabemos disso há um bom tempo…
O que acontece dentro de nós cria nosso mundo exterior.
Em outras palavras, o padrão de nossos pensamentos, atitudes, sentimentos e ações é o que cria nossa realidade. Nossas circunstâncias externas não acontecem por acaso. Nós os criamos.
Se queremos criar uma vida feliz, saudável e abundante, nosso desafio é navegar em uma enxurrada de influências potencialmente negativas todos os dias. Você certamente pode resistir a eles se pensar ativamente sobre isso, mas isso exige uma grande quantidade de força de vontade.
No entanto, em vez de tentar resistir às influências negativas, é muito mais fácil fazer uma escolha ativa de não se expor a elas. Existem inúmeras maneiras de fazer isso, mas aqui estão algumas que funcionam para mim:
1. Encontre algo de bom em tudo.
W. Clement Stone, um homem de negócios muito bem-sucedido e autodidata, formou um hábito incomum nos primeiros dias de sua carreira. Ele dizia: “Isso é bom”, sempre que algo acontecia, bom ou ruim.
Há um tremendo poder em ver o bem em tudo. Às vezes pode ser difícil ver o lado bom das coisas. Mas se você praticar pausar antes de responder, poderá encontrar algo bom em qualquer situação, mesmo que pareça muito pequena.
Victor Frankl disse isso melhor em seu excelente livro Man’s Search for Meaning . Ele disse que em cada situação, entre a situação e a forma como respondemos a ela, há um espaço. Comece a treinar sua mente para usar esse espaço para pensar em algo bom automaticamente.
2. Coma uma dieta saudável.
O que você come não afeta apenas sua saúde; isso afeta seu estado de espírito e desempenho.
Comer mal pode causar falta de motivação, dificuldade de concentração, diminuição da capacidade de lidar com o estresse e ainda menor autoconfiança. No entanto, sua clareza mental, desempenho, criatividade, curiosidade e bem-estar emocional melhoram quando você come bem.
Alguns dos melhores alimentos para comer incluem frutas vermelhas, vegetais sem amido, nozes e sementes e sucos verdes frescos. Beber muita água ao longo do dia melhora a função cerebral e diminui a ansiedade.
Não subestime o poder da comida para ajudá-lo a se sentir melhor, pensar melhor e ser melhor por dentro e, assim, ajudá-lo a criar ou atrair mais do que deseja do lado de fora.
3. Exercite-se regularmente.
Exercite-se pelo menos três vezes por semana de forma consistente para aumentar suas endorfinas e dar ao seu corpo uma maneira saudável de liberar o estresse. Tente encontrar um regime/rotina de treino que você goste, para que seja mais provável que você se comprometa com ele.
Trabalhar fora ajuda você a se sentir positivo sobre si mesmo, os outros e a vida.
4. Siga o fluxo e escolha o crescimento.
A vida está em constante mudança. Essa é a natureza da vida. E, às vezes, acontecem coisas que estão fora do seu controle. Mas não importa o que está acontecendo, você pode pensar. E isso é enorme.
Não importa o quanto as coisas mudem, não deixe sua produtividade e engenhosidade pararem. Escolha continuar crescendo.
Em vez de desistir de seus objetivos e sonhos, dobre. Certifique-se de permanecer no caminho certo ou avançar em seus objetivos. Ou, se necessário, crie novas metas que considerem as mudanças que podem estar por vir.
5. Invoque a vibração da esperança.
Não estou falando de esperança como uma forma passiva de pensar. Vamos pensar na esperança como uma emoção poderosa que você pode acessar, um recurso renovável que você pode usar para ajudar a redirecionar sua vida.
Para usar a esperança dessa maneira, você deve estar ciente de uma força poderosa e positiva que é maior do que você. Eu chamo isso de Deus; algumas pessoas chamam de universo… não importa como você o chame.
O que importa é que você tenha esse conhecimento interno. Você deve entender que essa força poderosa e positiva maior que você também está dentro de você.
Não importa o que você esteja passando – um rompimento, perda de emprego, um problema de saúde – permita que esse tipo de conexão, a compreensão de que você é pura potencialidade, seja seu guia.
Maya Angelou escreveu uma vez: “Esperança e medo não podem ocupar o mesmo espaço. Convide um para ficar.”
Hoje e todos os dias, convide a vibração da esperança para ficar.
6. Espere que as portas se abram.
Li algo de Alexander Graham Bell, o grande inventor do telefone, que compartilha uma ideia que devemos sempre ter em mente. Ele disse: “Quando uma porta se fecha, outra se abre”.
E então ele passou a dizer: “. . . mas tantas vezes olhamos tanto e com tanto pesar para a porta fechada, que não vemos as que se abrem para nós.”
Toda vez que uma porta se fechar, crie o hábito de pensar: “Uau! Isso significa que uma porta acabou de ser aberta para mim!” Olhar para as portas fechadas dessa perspectiva o ajudará a procurar ativamente algo positivo e lhe trará oportunidades inesperadas.
7. Estabeleça limites com pessoas negativas.
Embora você possa tentar eliminar completamente as pessoas negativas de sua vida, você pode ser forçado a trabalhar com uma pessoa negativa em um projeto ou ter uma pessoa negativa em sua família.
Quando isso acontecer, crie limites, para que você se sinta no controle da pessoa negativa. Limite seu tempo conversando com pessoas negativas, tente manter a conversa leve ou comunique seus limites, com calma e consistência.
Tente manter esses limites, mas se eles não forem respeitados, avalie suas opções e tome medidas. Mesmo que o indivíduo negativo tente infringi-los.
8. Esforce-se pela excelência.
É difícil se deixar levar por influências negativas se você busca a excelência em tudo o que faz. Isso significa manter os mais altos padrões e fazer mais do que o esperado. Está sempre procurando maneiras de ser e fazer melhor e dar o seu melhor.
As pessoas que prosperam não estão satisfeitas em fazer as coisas do jeito que sempre fizeram. Eles estão sempre procurando maneiras de fazê-los um pouco melhor. Eles continuamente empurram seus conhecimentos, habilidades e desempenho um pouco mais acima na escada.
9. Projete seu ambiente ativamente.
Seu ambiente desempenha um papel significativo em sua mentalidade. Se você quiser ser bem-sucedido, feliz e próspero, terá que se afastar das influências que o impedirão de alcançar esses objetivos.
Seu ambiente inclui seu entorno físico, as pessoas ao seu redor e sua comunidade.
Para se sentir positivo, à vontade e criativo, certifique-se de que sua casa e escritório estejam limpos, esteticamente agradáveis e organizados.
Além disso, cerque-se de indivíduos e de uma comunidade que:
✓ Acredita na vida e no futuro que você está tentando criar
✓ Apoia onde você está tentando chegar
✓ Tem as habilidades e o conhecimento que você está tentando aprender
✓ Gasta tempo fazendo atividades que lhe interessam
✓ Tem sucesso nas áreas da vida que são importantes para você
E o mais importante, você quer estar perto de pessoas e fazer parte de uma comunidade que apoia e encoraja você a continuar aprendendo e crescendo.
As influências negativas podem ser devastadoras para viver a vida que você realmente deseja. Por essa razão, esteja ciente do que está acontecendo dentro e ao seu redor.
Libertar sua mente de influências negativas requer tomar decisões ativas sobre quais alimentos, pessoas e ambientes se expor e quais evitar.
Também requer um alto grau de autoconsciência em relação ao que você está tentando alcançar, o que é importante para você e o que o impede de alcançar seus desejos.
Faça esses tipos de perguntas a si mesmo regularmente
- A que influências negativas estou sendo exposto regularmente?
- Quais ambientes têm me impedido de alcançar meus objetivos?
- A quais pessoas, comunidades e ambientes posso me expor para me ajudar a internalizar as ideias, crenças e hábitos de que preciso para alcançar meus objetivos?